Harambee – All together for Africa – é um projecto de solidariedade que nasceu por ocasião da canonização de Josemaria Escrivá. Promove iniciativas de educação em África e sobre África, por meio de projectos de desenvolvimento na área subsariana, e de actividades de sensibilização no resto do mundo, com o objectivo de difundir os valores, as qualidades e as possibilidades futuras da cultura africana.

África é um continente de enormes recursos e com graves problemas. Uma premente chamada de atenção à consciência dos cristãos e de todos os homens de boa vontade, porque – como salientava São Josemaria – «Um homem ou uma sociedade que não reaja perante as tribulações ou as injustiças e não se esforce por as aliviar, não é um homem ou uma sociedade à medida do amor do Coração de Cristo. Os cristãos terão de convergir no mesmo anseio de servir a Humanidade. Se não, o seu cristianismo não será a Palavra e a Vida de Jesus; será um disfarce, um embuste feito a Deus e aos homens».


Em língua swahili, harambee significa ‘todos juntos’. É o grito dos pescadores quando puxam as redes para a praia; é a expressão que se usa quando é preciso meter ombros a um trabalho de utilidade para todos: ajudar uma família com dificuldades, construir uma escola, um templo, uma casa. Cada um oferece aquilo que pode, ajuda com dinheiro ou materiais, mas todos juntos: todos dão e todos recebem.

O projecto Harambee 2002 foi uma iniciativa do Comité organizador da canonização de Josemaria Escrivá que, como expressão concreta de agradecimento a Deus e de acordo com os sentimentos que o novo santo nutria, proporcionou a quem assistia à cerimónia e a todas as pessoas que se quiseram associar à iniciativa a possibilidade de contribuir para o financiamento de programas de educação em África. A finalidade é educar pessoas que, por sua vez, se convertam em educadores, criando um círculo que possa alargar-se, pouco a pouco, a todos os âmbitos da sociedade. A educação abre as portas ao trabalho, à autonomia, ao progresso material e espiritual. A verdadeira aposta para a África é que o homem e a mulher africanos, através do desabrochar de todas as suas potencialidades, sejam na realidade obreiros do seu próprio progresso.

Nestes anos, Harambee cresceu e implantou-se em novos lugares. Desde os seus inícios, ajudaram-se economicamente 30 iniciativas de 18 países da África subsariana.


A actividade principal de Harambee Africa International ONLUS (HAI) é o financiamento de projectos educativos na África subsariana, levados a cabo por africanos.
Em segundo lugar, HAI promove um prémio Internacional de Comunicação para reportagens e documentários de televisão sobre a África. Desenvolve, também, outras actividades formativas e de comunicação com o intuito de difundir um conhecimento equilibrado sobre a África, procurando superar estereótipos em relação a este continente. Tais como, simpósios ou fóruns de especialistas, celebrações do “Harambee day” e elaboração de material didáctico para centros de ensino.

A procura de fundos para financiar os projectos educativos é outra das actividades de HAI. Realiza-se através de eventos de sensibilização em escolas públicas ou privadas, revestindo formas diversificadas (concertos, representações teatrais, etc.), apresentações a possíveis doadores, almoços de trabalho com profissionais, petição de fundos a entidades bancárias e outras empresas, ou apresentando projectos de cooperação junto de entidades públicas estatais, de carácter nacional ou internacional.
Postado por : Flávia e Amanda.