Uma grande parte do continente é apresentada à influência do clima tropical. Na África oriental, montanhas param a monção do Oceano Índico.
O clima de África é fortemente influenciado pelo fato de este continente ser atravessado quase a meio pela linha do equador e estar compreendido na sua maior parte entre os trópicos. É um continente bastante quente, onde os climas se individualizam mais pelas variações pluviométricas do que pelas térmicas, à exceção das extremidades norte e sul, de clima mediterrânico. A partir do equador para norte e para sul, o clima passa de equatorial para tropical e desértico quente. Nas zonas mais altas o clima é de altitude e nas zonas temperadas o clima é mediterrânico.
O rio Nil em África Encarta
Distinguem-se várias grandes zonas climáticas. A parte central do continente e a costa oriental da Madagáscar têm um clima caraterístico da floresta pluvial tropical. A temperatura média é cerca de 26,7 °C, com precipitações anuais próximas1 800 mm. O clima da costa da Guiné assemelha-se ao clima equatorial, mas as chuvas concentram-se só uma numa estação; não há contudo meses sem chuva
aluno: weslley lima